Patologias Oculares

» Miopia

É a dificuldade de enxergar para longe, quando não corrigida pode causar dores de cabeça, lacrimejamento ou tensão ocular. A imagem se forma antes da retina, ou porque o olho é mais alongado ou porque o cristalino tem uma distância focal curta. Geralmente é hereditária e se inicia entre os 08 e 12 anos de idade, apresentando aumento do grau durante a fase de crescimento. A correção é feita através de óculos ou lentes de contato e, após a estabilização do grau, pode ser realizada a cirurgia refrativa.


» Hipermetropia

É a dificuldade de enxergar para perto, principalmente durante leitura prolongada. A imagem é formada depois da retina, geralmente porque o olho é menor do que deveria ser. Enquanto o paciente é jovem a visão para longe é boa, pois se o grau não for muito alto é naturalmente corrigido pelo aumento do poder dióptrico do cristalino através da acomodação. Porém, com a idade, a acomodação diminui e o paciente passa a ter dificuldade para perto e posteriormente para longe também. É comum crianças serem hipermétropes e com o crescimento não necessitarem mais do uso dos óculos, pois os olhos atingem seu tamanho ideal e a imagem passa a ser formada na retina.

Se não corrigida a hipermetropia, pode causar dores de cabeça, sensação de peso ao redor dos olhos, ardor, vermelidão na conjuntiva e lacrimejamento. A correção é feita através de óculos ou lentes de contato e, após a estabilização do grau, pode ser realizada a cirurgia refrativa.